11 setembro, 2015

O que é o Rockabilly

Em meados da década de 1950 surgia, nos Estados Unidos, o gênero da rebeldia: Rockabilly. A grande influência do Hillbilly (música caipira americana) e do Rock And Roll fez nascer esse estilo de vida que até hoje encanta a todas as idades. Sua agressividade e ritmo foram fundamentais para a expansão pelo mundo, inclusive no Brasil, onde os grandes fatores influenciados foram o “ganguismo”, atitude e violência; leis da cena Rockabilly. A música, então, é algo único, sem imitações e comparações. Ela deu origem a grandes nomes e bandas, entre eles: Elvis Presley, Johnny Cash, Hank Willians e Stray Cats, que com uma simplicidade arrogante, estouraram no ramo musical. Com o passar dos anos, o gênero se desenvolveu, desencadeou e revelou o Psychobilly, o Punk, os Skinheads e muito mais.

Outra peça fundamental no Rockabilly são os carros e motos, que foram incomparáveis e extremamente personalizados, que trazem consigo a marca e a fúria de quem curte este estilo. Existe também a moda, as tatuagens, o estilo de vida e a dança que foram objetos marcantes para o gênero.

É muito comum e clichê ouvir que o Rockabilly é um gênero voltado à violência e agressividade, que são pessoas que vivem de praias, mulheres, bebidas e automóveis. Mas, ao contrário do que julgam, é uma cultura própria, de pessoas que têm uma forma mais grosseira de se expressarem, um jeito insano de viver traçados por rebeldia, curtição, “bate cabeças” e danças. Com essas atitudes foi criado o Rockabilly das antigas, os Tedboys na Grã-Betanha, os gêneros mestiços no Brasil e a clássica e, sensacional, versão americana que tornou o Rockabilly como old-school, com seus 65 anos, mas que continua novo e da atualidade! Suas características marcantes continuam na cultura jovem de hoje, visto como herança dos jovens de antigamente!


As imagens não pertencem aos autores do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário