24 setembro, 2015

Ideologia Rockabilly

O Rockabilly tem ênfase, principalmente, na rebeldia e no estilo alternativo de viver, no qual não existem regras e o normal é ser diferente. Há muita curtição, música, bares, bebidas (e até certa apologia sexual) assim, também, como carros e motos retrôs que chamam atenção dos jovens de ontem e de hoje, e que se torna um sonho de consumo.

Não existe uma única crença religiosa entre eles. Nesse contexto são totalmente abertos e sem preconceitos, pois cada um segue sua própria fé do modo que lhe convém. Porém, o que eles realmente idolatram são suas músicas; vista por eles como a única verdade, e é onde encontram o que é preciso para ouvir, agir e se expressar. Pode até conter algum palavreado brusco ou grosseiro, porém tais músicas são como um conselho para eles. O Rockabilly surgiu com a mistura do Hillbilly com o Rock and Roll, em meados de 1950.
                                                         Stray Cats - Rock This Town
Diferente das letras que ouvem, os Rockabillys se comunicam de um modo normal, com algumas gírias entre eles, como: “Bambolês” com o significado de alguém que finge ser alguma coisa. Porém, não são um estilo que usam muitas expressões e apelidos caracterizados entre eles.
Um dos termos mais comuns dentro deste gênero, principalmente em seus primórdios, são os nomes Billy e Betty, designados pelo Hillbilly, onde seus seguidores nomeiam-se assim.

Seu estilo de moda é fortemente caracterizado por topetes e penteados (com ou sem lenços enfeitando os mesmos), jaquetas de couro, calças rasgadas e dobradas, saias e vestidos semi curtos, camisas e camisetas com a manga dobrada. Nos homens o estilo é bem básico, já as mulheres tem o estilo inspirado em Pin-Up, que é algo mais “old-school”, assim como suas tatuagens que são inspiradas nesse estilo vintage. Os sapatos são bem diversificados, como: tênis, botas, sapatos de salto alto, médio e sapatilhas, tudo dependerá do gosto de cada um.

Esse estilo atrai muitos jovens pela sua característica rebelde e de grande autonomia e liberdade de ser e agir. Isso gera o interesse do jovem, gerando uma sensação de querer parecer igual aos seus “ídolos”, querendo repetir as maneiras deles e até as atitudes. Apesar de muitas coisas que os Rockabillys fazem e os jovens não podem repetir, eles tentam chegar ao possível para parecer-se com aquele grupo social. Isso influencia, principalmente, no modo de vestir-se, pois estando daquele jeito sentem-se mais vaidosos e atraentes. As letras musicais e as imagens desse estilo despertam, para eles, sonhos de consumos dos mais variados objetos para, assim, adquirirem status e espaço em seu “meio”. 


As imagens não pertencem aos autores do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário