23 outubro, 2015

O Psychobilly

O Rockabilly foi, e ainda é, um dos gêneros musicais mais adorados, seguidos e ouvidos no mundo. Com o seu auge, na década de 1960, o estilo ganhou diversos seguidores de todas as partes do planeta porque estava na moda ou porque foram atraídos pelo seu estilo inovador e rebelde, ao quais os jovens se identificavam.
Com a expansão do Rockabilly, este estilo desencadeou novas subculturas, um deles foi o Psychobilly, elevando o nível de popularidade e admiração do gênero que revelou astros como Johnny Cash e Elvis Presley.


Uma mistura entre o Rockabilly dos anos 1950 e o Punk do final da década de 1970, de forma bem cômica, foi definido pelas referências a filmes de terror, ao sexo lúgubre e a violência.
 A palavra “Psychobilly”, utilizada a primeira vez na música “One Piece At Time” de Johnny Cash, começou a ser usada alguns anos depois, para definir o gênero que surgiria como “Psychobilly” e “Voodoo Rockabilly” pelo The Cramps, sucesso na cena Rockabilly, junto com Stray Cats, Screamin’ Jay Hawkins e Motorhead (isso mesmo, uma das maiores bandas de Heavy Metal da história, que até hoje faz sucesso). Porém, dentre essas beldades da música, o The Cramps se recusa a dizer que faz parte do Psychobilly.
Meteors, a primeira banda Psychobilly, surgiu na cidade de Londres em 1980. Eles foram criadores do pensamento apolítico presente nessa subcultura, ou seja, seus shows eram zonas “não-politizadas” para evitar brigas entre os fãs, algo que acontecia, com muitas ocorrências, no cenário Punk. Devido a isso, nenhuma música Psychobilly fala sobre política, tais costumam ter refências em "tabus" e gêneros de "horror".


Hoje o Psychobilly está muito presente na Europa, principalmente em países como Espanha, Alemanha e Itália, em alguns lugares da Ásia e dos Estados Unidos.
Nada como um penteado Psychobilly, chamado de “quiff”, juntos com as roupas do Punk, nisso encontramos diversas maneiras de o relacionarmos ao Rockabilly, cabelos tingidos, roupas rasgadas, jaquetas de couro surradas e para as mulheres, muita maquiagem. Mas a origem Rockabilly não fica distante, as estampas de desenhos de animais é um grande exemplo disso.
O Psychobilly se tornou um subgênero do Rockabilly com a música de Johnny Cash, as roupas surradas, a questão de ter a violência como referência, mas não criar brigas entre os fãs por motivos políticos e continuar a dar continuidade ao Rockabilly, tornando o gênero presente no ramo musical, artísticos e cultural até nos dias atuais, assim trazendo mais jovens para dentro desta tribo.



As imagens não pertencem aos autores do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário