26 outubro, 2015

A Fúria do Rockabilly Sob Duas Rodas

Existem várias subculturas dentro do Rockabilly, e uma turma que eu não posso deixar de falar são os Rockers que tiveram início, no Reino Unido, nos anos 60, entre os adolescentes motociclistas.


Houve uma mudança entre os motoqueiros pré e pós Rockers. Sempre foram diferentes dos Greasers (os que curtiam carros), entretanto, nos anos 60, eram muito confundidos com os Greasers e freqüentemente estavam envolvidos em brigas com os Mods (modernistas), o resultado disso sempre era negativo para ambas as partes, resultando, frequentemente, em prisões que, às vezes, poderiam levar à morte. As brigas ocorriam onde as duas subculturas “dividiam” território ou quando as facções rivais se encontravam ou “planejavam”, coincidentemente, as mesmas coisas.


Os rockers eram mais parecidos com os “bikers”, eram o oposto frontal daquilo que era cultuado pelos modernos da época; adoravam jaquetas de couro preto com broches e correntes, ostentavam seus topetes, se devotavam ao rock “50’s”, Rock and Roll de artistas americanos, em sua maioria brancos, como Johnny Cash, Elvis, Eddie Cochran e Gene Vincente, e seguiam o espírito de liberdade do motoqueiro norte-americano, desprezando as benesses do trabalho duro.
Suas motos eram revestidas de couro pesado e decoradas com parafusos de metal, remendos, emblemas, na maioria das vezes do modelo Harley Davidson.


Geralmente usavam um capacete clássico, óculos de proteção de aviador e um lenço de seda branco.


Os rockers viviam em busca de liberdade, era esse o intuito de vida deles. Eles buscavam essa tal liberdade através das viagens pelas estradas, e uma estrada bem conhecida, é a histórica "rota 66".


Uma estrada movida por muitos ideais, como liberdade, migração ocidental, a solidão e o sofrimento do coração americano.
Os rockers saiam com suas motos Harley Davidson, aventuravam-se pelas estradas em busca das praias do Pacífico, deixando de lado os costumes conservadores da costa leste dos Estados Unidos, à procura da ensolarada e liberal Califórnia.


A história do rock se deve muito aos rockers. Bandas foram criadas a partir do movimento dos motoqueiros.
Steppenwolf, Motorhead e AC/DC são ótimos exemplos. Bandas que até os dias de hoje fazem sucesso


A cultura motociclista do Rocker acabou colocando as motos como símbolo de agressividade do Rock And Roll.

O que seria do Rock sem esses rebeldes sob duas rodas?

As imagens não pertencem aos autores do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário